Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Embalagem da Unipac está entre os cases premiados pelo IoP Journal Award



Embalagem da Unipac está entre os cases premiados pelo IoP Journal Award

01/12/2020 - Terça-Feira
Compartilhe:
As embalagens inteligentes com sistema de autenticidade, que atendem o segmento de defensivos agrícolas, estão entre os melhores cases do ano na premiação concedida durante a conferência internacional IoP Journal World 2020

Embalagem da Unipac está entre os cases premiados pelo IoP Journal Award

A implantação de uma solução de Internet of Packaging (IoP), com identificação por radiofrequência (RFID), para garantir a segurança e a autenticidade de embalagens plásticas utilizadas pelo segmento de defensivos agrícolas fez com que a Unipac - que é considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do Brasil - figurasse entre os seis casos de sucesso ganhadores do IoP Journal Award, premiação concedida durante a conferência internacional IoP Journal World 2020, realizada no dia 12 de novembro.

Neste ano, o congresso foi realizado de forma virtual e apresentou experiências práticas e avanços no uso de tecnologias que geram benefícios às empresas de diversos setores. Os melhores cases do ano foram escolhidos por um júri formado pelos professores doutores Fernando Rangel de Sousa (UFSC), Glauco Fontgalland (UFCG) e Jean Louis Silva Santos (IFS), e ainda pelo chairman do prêmio Prof. Dr. Marcelo Lubaszewski (UFRGS).

O projeto apresentado pela Unipac foi desenvolvido em parceria com o CIAg - Centro de Inovação no Agronegócio, uma fundação sem fins lucrativos, criada e mantida pela controladora do Grupo Jacto, do qual a Unipac faz parte – e possibilita a confirmação de autenticidade do conteúdo da embalagem por meio da leitura - via aplicativo de celular - de uma tag aplicada no selo colocado na tampa do produto – enquanto ela ainda está fechada. A partir disso, todos os dados e informações disponíveis em banco de dados na nuvem para confirmar a sua autenticidade podem ser acessados.

As embalagens plásticas inteligentes da Unipac favorecem o combate à ilegalidade e preservam a imagem da marca fabricante, trazendo maior segurança ao produtor. Possibilitam ainda explorar outros tipos de informações pertinentes ao negócio, além de contribuírem positivamente com a economia formal. Vale ressaltar que o sistema não afeta a reciclabilidade da embalagem; e não requer alteração na linha de envase do cliente – é necessário somente a instalação do leitor NFC após a indução dos selos, um investimento muito inferior, se comparado às vantagens que a solução apresenta.

A solução já está em teste e a previsão é que as embalagens com o sistema desenvolvido pela Unipac estejam no mercado a partir de 2021. O pré-lançamento contempla a aplicação de tags nas versões de 1 litro e de 5 litros do portfólio da Unipac. Para o próximo ano, haverá expansão para as embalagens de 20 litros e a empresa já possui iniciativas de prospecção em outros mercados potenciais.

As embalagens inteligentes da Unipac serão comercializadas por módulos de serviços, como leitura de autenticidade, relatórios de vendas, mapas de locais ondem mais ocorrem adulterações, inteligência de mercado com base em informações capturadas, entre outros. O aplicativo estará disponível para Android e, em breve, IOS, e utilizará o leitor NFC dos smartphones. Também poderá ser acessado via web.

“Ficamos muito felizes em figurar como uma das seis empresas ganhadoras do IoP Journal Award 2020, que contou com casos de sucesso de grandes multinacionais. Foi uma ocasião importante, na qual pudemos mostrar uma solução que, além de atender ao segmento de defensivos agrícolas, pode beneficiar outros mercados ou ser ampliada para outras necessidades, promovendo uma maior interação entre o usuário do produto e o fabricante”, declara André Silvestre, Gerente de Vendas do Segmento Embalagem da Unipac.

“Para nós é uma honra premiar o projeto da Unipac, nascido e implantado no Brasil com tecnologias de ponta. Assim como os dos demais participantes do prêmio IoP Journal Award 2020, como HP, ID-Cotton, SIG, UpperBag e Vale, a Unipac utilizou avanços tecnológicos de modo inovador. No caso da Unipac, para garantir a autenticidade de seus produtos, eliminando falsificações e levando, assim, a qualidade de seus produtos para seus clientes finais”, comenta Edson Perin, editor do IoP Journal Brasil.

Fonte: Via Pública Comunicação





Compartilhe:




Comente