Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Braskem e Haldor Topsoe produzem pela primeira vez bio-MEG renovável, a partir de açúcar



Braskem e Haldor Topsoe produzem pela primeira vez bio-MEG renovável, a partir de açúcar

26/11/2020 - Quinta-Feira
Compartilhe:
O produto inovador e sustentável é resultado da cooperação tecnológica iniciada em 2017 e tem larga aplicação nos mercados de embalagens e têxtil

Braskem e Haldor Topsoe produzem pela primeira vez bio-MEG renovável, a partir de açúcar

Início da produção na unidade de demonstração confirma potencial em larga escala, com a tecnologia pioneira MOSAIK™, de monoetilenoglicol (MEG) renovável



São Paulo, novembro de 2020 – A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, e a dinamarquesa Haldor Topsoe, líder mundial no fornecimento de catalisadores, tecnologia e serviços para as indústrias química e de refino, anunciam a primeira produção de MEG (monoetilenoglicol) de origem renovável em escala de demonstração. Fruto da cooperação entre as duas empresas, o desenvolvimento da tecnologia MOSAIK™ de produção de bio-MEG vem progredindo conforme cronograma planejado, na unidade de demonstração localizada em Lyngby, na Dinamarca.

A unidade de demonstração iniciou sua operação em 2019 com o objetivo de demonstrar as principais características de design da tecnologia pioneira que transforma açúcar em MEG renovável. Desde então, outras áreas da unidade foram construídas, entraram em operação e o processo produtivo vem sendo otimizado.

O MEG é matéria-prima do PET (tereftalato de polietileno), que tem inúmeras aplicações e é fundamental para setores como o têxtil e de embalagens, principalmente garrafas de bebidas. Atualmente, o MEG é feito predominantemente com matérias-primas fósseis, como nafta, gás ou carvão. O mercado global de MEG representa um valor de aproximadamente 25 bilhões de dólares.

A tecnologia também produzirá, em menor quantidade, o MPG (monopropilenoglicol), produto com um amplo leque de aplicações que vão desde resinas poliéster insaturadas (UPR), muito comuns na construção civil, a produtos cosméticos.

A próxima etapa inclui a disponibilização de amostras para testes e validação com parceiros estratégicos. Os resultados de operação da planta de demonstração e da validação dos produtos serão essenciais para a tomada de decisão quanto à aplicação da tecnologia em escala comercial.

O desenvolvimento do bio-MEG é estratégico para a Braskem. “ A primeira produção de MEG com a tecnologia MOSAIK™ representa um grande passo no desenvolvimento do nosso projeto e reforça o compromisso da Braskem com a Economia Circular por meio dos Químicos Renováveis. Essa tecnologia tem o potencial de revolucionar o mercado de PET (Polietileno Tereftalato). Por isso, estamos cada vez mais próximos de iniciar a construção dessa nova cadeia de valor, para entregar a solução sustentável que a sociedade procura”, avalia Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis e Especialidades da Braskem.

“Estamos extremamente satisfeitos por termos alcançado a primeira produção de MEG de base biológica junto com a Braskem. A Topsoe tem a visão estratégica de fornecer tecnologias para reduzir ou mesmo eliminar as emissões de carbono da produção de combustíveis e produtos químicos. Avançar nas tecnologias para produzir químicos de base renovável e torná-los uma opção comercialmente atraente é um passo essencial no caminho para um futuro mais sustentável ”, disse Kim Knudsen, Diretor de Estratégia e Inovação da Haldor Topsoe.

Sobre a Haldor Topsoe
Haldor Topsoe é líder global no fornecimento de catalisadores, tecnologia e serviços para as indústrias química e de refino. A Topsoe pretende ser a líder global em tecnologias de redução de emissão de carbono até 2024. Ao aperfeiçoar a química para um mundo melhor, capacitamos nossos clientes a ter sucesso na transição para a energia renovável. A Topsoe está sediada na Dinamarca e atende clientes em todo o mundo. Em 2019, nossa receita foi de aproximadamente DKK 6 bilhões e empregamos mais de 2.100 funcionários. https://www.topsoe.com/

Sobre a Braskem
Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 52,3 bilhões (US$ 13,2 bilhões), a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.

Fonte: CDN Comunicação





Compartilhe:




Comente