Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Projeto da Unipac conquista troféu ouro no Prêmio ABRE 2020



Projeto da Unipac conquista troféu ouro no Prêmio ABRE 2020

17/11/2020 - Terça-Feira
Compartilhe:
A empresa vem investindo na circularidade das resinas recicladas em embalagens de defensivos agrícolas e conquistou a premiação na categoria Sustentabilidade, que valoriza iniciativas que promovem a otimização dos recursos naturais e proteção eficiente do produto

Projeto da Unipac conquista troféu ouro no Prêmio ABRE 2020

A Unipac, considerada uma das indústrias de transformação de polímeros mais tecnificadas e completas do Brasil, acaba de conquistar o troféu ouro na 20ª edição do Prêmio ABRE, promovido pela Associação Brasileira de Embalagem, com o objetivo de eleger as soluções que se destacam como ícones de excelência no mercado brasileiro.

A empresa recebeu o Prêmio na categoria Estratégica de Sustentabilidade, uma das mais concorridas em 2020, por eleger as embalagens que trabalham com eficiência os processos de produção e distribuição, otimizam os recursos naturais, oferecem proteção eficaz ao produto e otimizam o seu uso, aplicam a simbologia técnica de descarte seletivo, entre outros pontos que compõem a Cartilha “Diretrizes de Sustentabilidade”, publicada pela ABRE. A premiação, ocorrida na noite do dia 5 de novembro, foi transmitida ao vivo pelo canal da Associação, no YouTube: https://youtu.be/xk3oERLNHZ0.

Projeto pioneiro com o uso de resina proveniente de IBC

O projeto apresentado pela Unipac utiliza resina reciclada proveniente de IBCs (contentores intermediários) em embalagens para defensivos agrícolas. A empresa, que tem muitas histórias de sucesso e pioneirismo para contar, foi a primeira indústria, no Brasil, a desenvolver uma solução com esta fonte de resina reciclada para este nicho de mercado.

O principal desafio enfrentado foi desenvolver um processo de triagem e descontaminação do material reciclado, além de estabelecer protocolos rígidos de monitoramento e manufatura de embalagens de 20 litros autoempilháveis, de forma a atender às regulamentações nacionais e internacionais para acondicionamento e transporte de produtos perigosos. Com a iniciativa, a Unipac fortalece suas estratégias sustentáveis e contribui positivamente com o ecossistema em que faz parte.

O 20º Prêmio ABRE evidenciou a imp­ortância da Nova Economia, reforçando conceitos como a geração de valor, integração entre fornecedor e usuário, circularidade, impacto, compartilhamento, cocriação e confiança. Tais pontos atendem à ideação do projeto da Unipac, cuja viabilidade só foi possível devido ao estabelecimento de uma forte parceria com o seu cliente, o que demandou mais de 18 meses de trabalho.

As embalagens da Unipac com resina reciclada de IBC permitirão a reciclagem de mais de 400 toneladas/ano de PEAD (Polietileno de Alta Densidade). Porém, um estudo realizado pela Association of Plastic Recyclers (APR), considerado todos os impactos do ciclo de vida para a produção de produtos com a resina reciclada, indica que os benefícios sustentáveis podem ser ainda maiores: estima-se que a reciclagem pode reduzir o consumo de energia elétrica em até 88% e as emissões de gases de efeito estufa em 71%, se comparado ao ciclo de vida da resina de polietileno virgem.

“Estamos todos felizes e orgulhos com esta conquista e agradecemos às pessoas que se dedicaram e aceitaram o desafio de trabalhar nesse projeto inovador e disruptivo para o mercado de defensivos agrícolas, contando com a parceria e confiança do nosso cliente Syngenta, que utiliza as embalagens premiadas em seus produtos”, comemora Gabriel Gonçalves, presidente da Unipac.

Unipac
http://www.unipac.com.br
facebook.com/pages/category/Local-Business/Unipac-238208189556840/
linkedin.com/company/unipac
instagram.com/unipac_polimeros

Fonte: Via Pública Comunicação





Compartilhe:




Comente