Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Tecnologia e logística



Tecnologia e logística

20/07/2020 - Segunda-Feira
Compartilhe:
Entenda a influência da inovação na construção do futuro deste segmento

Automatização de tarefas, integração de sistemas, melhoria do fluxo de informações, modernização do gerenciamento de dados e a integração de equipes são alguns dos principais benefícios proporcionados pelo uso da tecnologia em processos e operações desempenhadas por empresas de logística e transporte de cargas. Uma outra vantagem, que também vem ganhando destaque nos últimos anos, é o rastreio e monitoramento de cargas, que não só oferece segurança ao consumidor como também instrumentaliza as transportadoras para que evitem a ocorrência de atrasos, fraudes, perdas, extravios e sonegações.

De acordo com o engenheiro de produção e CEO da Transcota - Logística e Transporte, Felipe Marçal Cota, inovações tecnológicas na área de logística também contribuem para a otimização de operações das frotas, aumento da confiabilidade dos clientes, organização e aceleração da entrega de produtos, aperfeiçoamento de procedimentos internos e externos de empresas do segmento, aumento da produtividade e ganho de eficiência.

“Para alcançar todos estes benefícios e oferecer serviços eficientes, modernos e atentos às necessidades e interesses dos consumidores da atualidade, nossa empresa investiu no mapeamento e automatização de todos os seus processos e tarefas. Estas atitudes viabilizaram a integração dos sistemas e um maior domínio sobre o andamento das operações. Outras práticas que adotamos foi o controle das mercadorias por códigos de barras e a realização de registros fotográficos de cada etapa do transporte. Ainda criamos um site para que os clientes pudessem acompanhar as operações em tempo real”, comenta.

Felipe também aponta que a estruturação em nuvem de todas as informações presentes em servidores, pastas e computadores, também foi uma medida bastante importante para a estabilidade e desenvolvimento de seu empreendimento. “Isso possibilita que tais dados sejam acessados remotamente de qualquer lugar do mundo. Essa forma de armazenamento ainda permite que toda a equipe da empresa trabalhe de forma integrada em um mesmo ambiente de maneira full time”, ressalta.

Fazendo o uso de ferramentas tecnológicas como os web services, Big Data, Business Intelligence (BI), Customer Service e várias outras, a Transcota ainda conseguiu aprimorar suas tomadas de decisões, pautada por dados e indicadores estratégicos obtidos por meio da análise automática de milhares de informações advindas dos setores da empresa e também de seus clientes e demais envolvidos na cadeia de produção.

“Recentemente, também adquirimos um automóvel totalmente elétrico para alocar em nossas operações e também implantamos em nossa unidade localizada na cidade de Parauapebas (PA), um projeto piloto 100% autossustentável em energia, com a neutralização de dióxido de carbono e o aproveitamento de água da chuva. Acredito que a tecnologia aliada à sustentabilidade será o futuro de todos os empreendimentos logísticos, pensando nisso, decidimos nos antecipar e estar um passo à frente das tendências de mercado”, conclui.

Fonte: Naves Coelho Comunicação





Compartilhe:




Comente