Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Como o datador de embalagens influencia seu processo produtivo



Como o datador de embalagens influencia seu processo produtivo

22/06/2020 - Segunda-Feira
Compartilhe:
Interrupções que ocorram no processo de datação das embalagens causam prejuízos e encarecem o processo produtivo

Como o datador de embalagens influencia seu processo produtivo

Por isso, além de buscar por um equipamento que desempenhe bem suas funções, a aquisição de um datador de embalagens desenvolvido e pensado para atender a demanda do mercado nacional facilitará o acesso aos insumos e agilidade no atendimento.

Os principais resultados de uma indústria estão amplamente relacionados à produtividade, confiabilidade e competitividade de mercado. E são desafios diários dos gestores industriais a realização dos processos sem interrupções, principalmente quando o downtime ou “tempo de inatividade” afeta todas as etapas da cadeia produtiva.

E quando imprevistos como: Chokotei ou paradas não programadas (menos de 10 minutos), paradas parciais ou totais, acontecem no setor de embalagens, há prejuízos nos processos produtivos de fabricação, elevando o custo fabril e baixando a competitividade diante dos concorrentes.

Por isso, os datadores de embalagens desempenham um papel fundamental e são um dos equipamentos mais importantes da linha de produção no setor de embalagens.

Através das codificações/impressões das datas de fabricação, validade e lote, os gestores podem controlar o volume de fabricação, a rastreabilidade do produto e garantir aos seus consumidores finais a segurança necessária para a aquisição do produto. Ou seja, a escolha de um bom datador é, sem dúvida, uma grande estratégia para que haja eficiência e redução de custos no processo.

As impressões realizadas pelos datadores devem ter alto padrão de qualidade, sem apresentar falhas ou serem inelegíveis. Além disso, não podem gerar danos às embalagens, pois, qualquer erro durante o processo de datação acarretará retrabalho e custos adicionais com mão de obra.

Outro ponto importante relacionado às linhas paradas é o tempo de “start” (início de produção). É recomendado que os gestores de produção observem se o datador de embalagens que está utilizando está sempre pronto para começar a produzir ou se requer limpezas de bicos para remoção de resíduo de tinta ou qualquer outra intervenção necessária antes do início da produção, tanto na parte interna como no canhão de impressão.

Vale acompanhar algumas situações que podem gerar atrasos em uma produção como:
  • Substituição de peças por tempo pré-determinado como bombas, filtros, núcleos e outros componentes com vida útil programada;
  • Falta de insumos na linha de produção ou no almoxarifado, principalmente por parte do fornecedor do datador;
  • Gastos e Custos em Dólar e Euro de tempo e diluentes para remoções de tintas derramadas durante o processo de limpeza dos bicos de impressão;
  • Falta de colaborador qualificado para operar o equipamento.

  • Ainda o entupimento de bicos de impressão pode provocar perdas expressivas pela inatividade na linha, já que a sua função só será reestabilizada após a limpeza total dos componentes. Também pode ocasionar paralisação de células anteriores da produção, provocando acúmulos de produtos que podem vir a estragar caso não seja embalado imediatamente.

    Por isso, recomenda-se a utilização de datadores nacionais a fim de evitar as perdas geradas muito antes de qualquer processo de impressão, como o processo de compra, já que a aquisição de um equipamento importado, bem como seus insumos, estará diretamente ligada variação cambiais.

    Além disso, a necessidade de troca de componentes com vida útil, as “paradas programadas”, causam perdas administrativas, com estoques caros de peças e insumos importados e contratação de mão de obra especializada para realizar as manutenções.

    Assim, quaisquer interrupções que ocorram no processo de datação das embalagens causam prejuízos e encarecem o processo produtivo.

    Por isso, além de buscar por um equipamento que desempenhe bem suas funções, a aquisição de um datador de embalagens que foi desenvolvido e pensado para atender a demanda do mercado nacional terá acesso aos insumos com facilidade e agilidade no atendimento, influenciando positivamente no processo produtivo.

    Atenta a esta dificuldade, a empresa brasileira Limerpak desenvolveu e passou a produzir aqui mesmo no Brasil seu datador Inkjet para embalagens com tecnologia 100% nacional, projetado e pensado por um time de engenheiros com know-how sobre os diferentes tipos de máquinas e layouts das linhas como: embaladoras, envasadoras, esteiras transportadoras, fechadoras de caixas, encartuchadoras, rotuladoras entre outras, para que, assim, as linhas de embalagens possam utilizá-lo com excelente performance de rendimento.

    A seguir, veja os benefícios da aquisição de um datador nacional:
  • Equipamento compacto, possibilita sua instalação em qualquer tipo de esteira ou máquinas de embalagens;
  • Tecnologia moderna, dispensa o uso bombas, filtros ou núcleos, o que o torna quase isento de custos com manutenções;
  • Possui um tempo curto de Set up, já que suas impressões são realizadas por cartuchos de tinta. O tempo para isso é apenas a substituição do cartucho, ou seja, haverá controle apenas de 1 insumo;
  • A cada troca de cartucho, você terá uma nova cabeça de impressão e não haverá entupimentos em bicos ou desvio do jato de impressão, comuns em outros tipos de tecnologias.

  • E diante do cenário atual, adquirir um datador inkjet nacional traz grandes vantagens diante das questões de importação. Ao utilizar um datador Inkjet nacional da Limerpak, os insumos e assistência técnica são mais ágeis e de fácil acesso.

    E como a contratação de mão de obra capacitada para o manuseio dos datadores é um fator que pode influenciar os custos do processo, a Limerpak possui uma equipe de engenharia de aplicação e técnicos especialistas que proporcionam um treinamento qualificado ao time operacional da linha fabril, auxiliando os colaboradores a usarem com melhor eficiência a programação desenvolvida para o mercado nacional.

    A escolha do datador de embalagens pode, sim, melhorar a eficiência produtiva e trazer muitos benefícios em sua empresa. Entre em contato hoje mesmo com a Limerpak e invista na melhor opção de datadores Inkjet para sua linha de produção.

    Website: https://www.limerpak.com

    Fonte: Dino Notícias





    Compartilhe:




    Comente