Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Lubrificante em embalagem de papelão já está disponível no Brasil



Lubrificante em embalagem de papelão já está disponível no Brasil

17/01/2020 - Sexta-Feira
Compartilhe:
Estamos certos de que este produto promoverá uma mudança permanente na forma de adquirir óleos lubrificantes

Lubrificante em embalagem de papelão já está disponível no Brasil

Uma novidade sustentável na área de lubrificantes está iniciando uma verdadeira mudança de comportamento no setor automotivo. Trata-se da linha de óleos lubrificantes de alta performance Phoenyx Oil – formulada com matéria-prima de alta qualidade e eficiência – que, desde o início deste semestre, passou a ser comercializada em embalagens bag-in-box de 2, 4 e 20 litros.

Amplamente difundida nos Estados Unidos e Europa, a embalagem bag-in-box é composta por uma bolsa plástica acondicionada em caixa de papelão de alta resistência, com dispositivo de fechamento antivazamento e antirrefluxo. No exterior, a distribuição de lubrificantes nessa embalagem já ocorre com sucesso. No Brasil, fabricantes de bebidas e alimentos vêm utilizando a tecnologia de envase bag-in-box em larga escala.

Produzido pela Fersol Lubrificantes (de Mairinque, SP), o Phoenyx Oil é o primeiro óleo automotivo do Brasil comercializado no formato bag-in-box. A nova embalagem substitui com vantagens o frasco PEAD (polietileno de alta densidade) utilizado neste mercado pois, além de evitar respingos que causam a contaminação do ambiente, reduz em até 90% o emprego de plástico, configurando-se a solução mais ecológica hoje disponível no mundo. Esta é uma inovação significativa tanto para consumidores quanto para revendedores e fabricantes de lubrificantes, e também para as montadoras.

No momento, o Phoenyx Oil está disponível em pontos de venda na Grande São Paulo e em Jundiaí (visite o hotsite da marca para ver os endereços: http://www.phoenyxoil.com.br). A Fersol tem planos de seguir expandindo a rede de distribuição do produto neste ano.

Ganho ambiental

“Esta iniciativa da Fersol vai tornar as operações de lubrificação mais sustentáveis por meio da redução do uso de plástico nas embalagens”, esclarece Daiane Cristina Ribeiro, engenheira ambiental da companhia. Enquanto a caixa Phoenyx Oil de quatro litros utiliza apenas 39 g de plástico, o frasco comum precisa de 460 g de plástico para armazenar o mesmo conteúdo. “E a caixa ainda tem a vantagem de ser 100% reciclável”, completa Daiane.

Ela explica que, embora plástico e papelão sejam ambos recicláveis, o processo de lavagem de um frasco plástico demanda grande quantidade de água e gera efluentes. Na via contrária, a caixa de papelão Phoenyx Oil dispensa qualquer limpeza pois não tem contato com o produto.

Inviolável, a bolsa plástica que acondiciona o Phoenyx Oil é dotada de bocal com lacre de segurança que impede a adulteração do produto. Ela incorpora uma camada de poliamida que amplia sua resistência mecânica e evita rupturas.

Mais vantagens

No processo logístico, os ganhos financeiros e ambientais são evidentes: por serem facilmente empilháveis, as caixas ocupam menos espaço que os frascos, tanto no estoque quanto no transporte, o que reduz a demanda por viagens, economizando combustível.

A destinação também é simplificada com o bag-in-box: “Como a reciclagem de embalagens de óleo é obrigatória, o ponto de venda precisa guardar uma bombona de plástico de 20 litros que, mesmo vazia, pesa mais de um quilo e ocupa bastante espaço”, pontua Everton Muoio Gonçalles, engenheiro responsável pelo desenvolvimento da linha de lubrificantes Phoenyx Oil. “Com o bag-in-box, basta desmontar a caixa de papelão e dobrar a bolsa plástica, que pesa somente 174 g na versão de 20 litros”, compara.

Acrescente-se a essas vantagens o tempo de escoamento do produto, que é menor na embalagem bag-in-box. Toda a operação de troca de óleo é realizada mais rapidamente e sem perdas.

Linha abrangente

Acondicionados na inovadora embalagem bag-in-box, os lubrificantes multifuncionais Phoenyx Oil são destinados a motores, sistemas hidráulicos, transmissões automáticas e CVT. Por atenderem diferentes aplicações, produtos multifuncionais possibilitam a racionalização de estoques em pontos de venda e transportadoras, por exemplo. A linha contempla óleos minerais, semissintéticos, sintéticos e biodegradáveis.

Atendendo às mais rigorosas especificações internacionais de qualidade, como API e USAC (dos Estados Unidos) e ACEA (da Europa), a linha Phoenyx Oil cumpre as exigências dos principais fabricantes de veículos do País. “Nosso óleo acompanha a evolução das montadoras nos quesitos desempenho e sustentabilidade”, observa Gonçalles.

Sobre a Fersol: Fundada em 1975 na cidade de Mairinque (SP), a Fersol é uma indústria química brasileira fabricante de lubrificantes, domissanitários, resinas e polímeros com certificações ISO 9001 e ISO 14001. Com parque fabril de síntese e formulação de produtos, a companhia se destaca pela capacidade de desenvolver tecnologias sustentáveis inovadoras.
http://www.fersol.com.br

Fonte: House Press





Compartilhe:




Comente