Com sistema Lean, Mary Kay aumenta economia e produtividade | Guia da Embalagem

Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Com sistema Lean, Mary Kay aumenta economia e produtividade



Com sistema Lean, Mary Kay aumenta economia e produtividade

30/07/2018 - Segunda-Feira
Compartilhe:
Com o uso da metodologia Lean, a empresa otimizou processos em diferentes áreas como Qualidade, Planejamento, Manufatura, Customer Service, Marketing, Vendas e TI

Adotado pela área de logística desde 2014 para, inicialmente, resolver uma necessidade de aprimoramento no recebimento de produtos no Centro de Distribuição de São Paulo, o sistema Lean tem gerado significativas melhorias em diferentes áreas de operações da Mary Kay no Brasil. Até o final de 2017 a empresa obteve uma redução de mais 70% do tempo necessário para a execução dos processos de recebimento de produtos dos fornecedores. Segundo Henrique Fonseca, vice-presidente de Operações e Manufatura da empresa no Brasil, “O desafio nos levou a implementar um projeto piloto que gerou melhorias em indicadores e impactou em aumento de produtividade”, conta o executivo.

Inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota, a filosofia de gestão Lean gerou benefícios não somente na logística, mas também na cadeia de fornecimento da Mary Kay, um case de sucesso que foi apresentado por Henrique Fonseca na edição 2018 do Lean Summit. Em seguida da logística, a metodologia foi adotada pelas áreas de Qualidade, Planejamento, Manufatura, Customer Service e mais recentemente em Marketing, Vendas e TI. Segundo Fonseca, outros resultados expressivos alcançados foram a diminuição de mais de 40% no estoque de embalagens; redução de estoque médio de produção local em 66%; redução do lead time de 6 meses para 21 dias; e janela de entrega de 30 dias para 1 dia.

Além desses resultados, Fonseca afirma que outras lições foram aprendidas, como: importância do apoio da liderança sênior nas iniciativas Lean, treinamento e empoderamento dos colaboradores implementação por meio de um processo piloto, comunicação dos resultados, testar as técnicas Lean antes de expandir o sistema para outras áreas e fornecedores e criar um sistema de sustentação da cultura Lean.

Mary Kay - http://www.marykay.com.br



Fonte: Approach Comunicação





Compartilhe:




Comente