Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Instituto Mauá de Tecnologia demonstra Indústria 4.0 na Fispal Tecnologia



Instituto Mauá de Tecnologia demonstra Indústria 4.0 na Fispal Tecnologia

21/06/2018 - Quinta-Feira
Compartilhe:
Linha de produção entregará brindes personalizados em tempo real na 34.ª Feira Internacional de Tecnologia para as Indústrias de Alimentos e Bebidas

São Paulo, junho de 2018 – De olho nas tendências de mercado e na atualização do sistema industrial, o Instituto Mauá de Tecnologia marca presença em mais uma edição da Feira Internacional de Tecnologia para Indústria de Alimentos e Bebidas, a Fispal Tecnologia, de 26 a 29 de junho, no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo.

Neste ano, a Instituição participará em diferentes frentes. Além da integração do demonstrador de Manufatura Avançada que permitirá desenvolver produtos personalizados em tempo real, a Mauá também apresentará o trabalho do seu Centro de Pesquisas, abrirá oportunidades de consultorias gratuitas, promoverá interações virtuais, além de compor o quadro de palestras do Fórum Fispal Tecnologia.

Para um dos responsáveis pelo projeto e professor do curso de Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia, Ari Costa, demonstrar os processos atuais e abordar a Indústria 4.0 é extremamente necessário para as empresas que pretendem crescer e desenvolver seus negócios. “Atualmente, a Manufatura Avançada é o centro de todos os debates sobre eficiência e produtividade das cadeias de produção ao redor do mundo”, afirma.

Norteada pelo conceito de “Internet das Coisas”, a Indústria 4.0 é baseada na conectividade e informação, com o objetivo de tornar os processos de produção mais modernos e rápidos. Por causa disso, pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Mauá de Tecnologia, em parceria com empresas do setor, integra um novo demonstrador de Indústria 4.0 “O funcionamento de toda a célula está completamente alinhado aos conceitos de integração, inteligência e conectividade presentes na Manufatura Avançada”, reforça o professor.

O demonstrador de Indústria 4.0, desenvolvido pelos alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Alimentos, com a supervisão dos professores da Mauá, estará em funcionamento durante o evento e apresentará, em tempo real, uma linha de produção altamente tecnológica que entregará produtos personalizados aos convidados.

Ocupando um espaço de 7m², a máquina produzirá receitas indicadas pelos participantes do evento, além de uma sequência de 8 opções diferentes, entre as mais consumidas no mercado. O processo funciona em três principais etapas:

1.ª etapa: o convidado fará o cadastro num sistema de autoatendimento, inserindo informações pessoais como seu nome e empresa em que trabalha, por exemplo.

2.ª etapa: após fornecer as informações pessoais, o convidado deverá escolher até quatro opções de acompanhamentos para o cereal, entre castanhas, mix de passas e mix de frutas secas e outras.

3.ª etapa: as porções selecionadas serão embaladas em latas de metal de 250g, com tampa “abre fácil” e lacre termoencolhível que serão entregues com o nome do solicitante.

O demonstrador irá elaborar, na hora, o rótulo com a tabela nutricional de cada receita, além de submeter a embalagem final a um controle de qualidade, antes de entregar ao participante. Os dados da linha de produção serão enviados para dois países (Canadá e EUA), simulando uma produção fora do Brasil, com um dashboard destacando os indicadores de rendimento da linha (quais receitas são as mais pedidas, quais os ingredientes mais usados, quantas foram reprovadas pelo controle de qualidade, entre outros).

Para realizar o projeto, o Instituto Mauá de Tecnologia contou com a colaboração de 23 empresas parceiras. Dentre elas, vale destacar a Dassault Systèmes que criou um gêmeo virtual para apresentar como o demonstrador da Indústria 4.0 foi desenvolvido virtualmente, antes de ganhar a forma física, e a Kaspersky, que fará uma demonstração durante o evento sobre como proteger os dados da máquina, evitando que sejam hackeados.

O estande contará ainda com dois diferentes totens. Num deles, os participantes do evento poderão conhecer melhor o Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia, acessando detalhes de pesquisas já desenvolvidas e projetos em andamento. Será possível, ainda, por meio da interação virtual, participar da simulação de uma linha de embalagens.

No outro, focado nas pequenas e médias empresas que visitarem a FISPAL, a Mauá oferecerá, para três delas, uma consultoria gratuita intitulada “A caminho da Indústria 4.0”, nos mesmos moldes do que aconteceu em 2017. O projeto tem como objetivo incentivar o desenvolvimento das empresas participantes e motivá-las a iniciarem a sua jornada rumo à excelência e à eficácia operacional. Em 2017, 98 empresas se inscreveram e participaram da avaliação dos seus projetos em Seminário e do Workshop. Duas das três selecionadas estarão na FISPAL 2018 apresentando os resultados do trabalho realizado durante o ano.

Fórum Fispal Tecnologia
Outra importante participação do Instituto Mauá de Tecnologia no evento será no Fórum Fispal Tecnologia, em 29 de junho. Os trabalhos serão conduzidos pelo professor Antonio Cabral, que coordena os cursos de Engenharia de Embalagem (pós-graduação) e Engenharia de Produção (graduação). Em sua palestra, o professor discorrerá sobre os caminhos que as empresas devem seguir para fazer a transição de seu processo produtivo para a Indústria 4.0, apresentando soluções e tecnologias que podem viabilizar o processo.

Fispal Tecnologia – http://www.fispaltecnologia.com.br
Instituto Mauá de Tecnologia - http://www.maua.br

Fonte: RMA Comunicação





Compartilhe:




Comente