Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Destinação de embalagens vazias é tema de palestra do inpEV na USP



Destinação de embalagens vazias é tema de palestra do inpEV na USP

12/09/2017 - Terça-Feira
Compartilhe:
Apresentação do Sistema Campo Limpo, referência mundial na logística reversa do material, acontece durante V Simpósio sobre Resíduos Sólidos na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)

Gianne Trindade, coordenadora de Comunicação e Educação do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), palestrará sobre a importância e as dimensões do programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, o Sistema Campo Limpo, durante o V Simpósio sobre Resíduos Sólidos da Universidade de São Paulo – EESC-USP. O Brasil tornou-se referência mundial no setor ao destinar corretamente 94% das embalagens plásticas primárias pós-consumo de defensivos agrícolas comercializadas em todo Brasil.

A coordenadora apresentará toda a dinâmica do Sistema Campo Limpo, que, desde 2002, já retirou dos campos brasileiros mais de 440 mil toneladas de embalagens pós-consumo de defensivos agrícolas, explicando as premissas do Sistema, detalhando a importância da logística reversa do material, as responsabilidades compartilhadas de cada elo da cadeia até o fechamento do ciclo com a fabricação de artefatos provenientes da reciclagem das embalagens devolvidas.

O V Simpósio sobre Resíduos Sólidos, organizado pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos (NEPER) acontece de 12 a 15 de setembro. A palestra do inpEV será no dia 13, durante o painel “Iniciativa Privada e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos”, às 14 horas.

Sobre o inpEV
Há 15 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo
O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site http://www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.

Fonte: Grupo Ogilvy





Compartilhe:




Comente