Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Plastipak desenvolve tecnologia mais sustentável e apresenta na Feiplastic



Plastipak desenvolve tecnologia mais sustentável e apresenta na Feiplastic

03/04/2017 - Segunda-Feira
Compartilhe:
Plastipak inova, desenvolve tecnologia mais sustentável para a cadeia de leites e apresenta essa inovação na Feiplastic no estande da Operação Reciclar

Plastipak desenvolve tecnologia mais sustentável e apresenta na Feiplastic

A solução monolayer, já adotada na embalagem dos produtos UHT da marca Jussara, possibilita um processo de reciclagem que gera mais valor para todos os elos da cadeia e será apresentada na Operação Reciclar.

O mundo passa por um momento único em que a preocupação com o meio ambiente está presente em toda sociedade. No âmbito corporativo, o tema se tornou um dos principais direcionamentos do processo produtivo para a gestão responsável da inovação e tendências no setor de embalagens.

Neste contexto, a Plastipak desenvolveu uma tecnologia monolayer para a linha de leites UHT que atende aos requisitos da categoria de proteção e segurança alimentar. Já adotada pela Jussara, resulta em uma embalagem 100% reciclável com mais valor para todos os elos da cadeia. A ABIPLAST, como nova curadora da Operação Reciclar que ocorrerá durante a Feiplastic 2017 de 03 a 7 de abril no Expo Center Norte em São Paulo, contará com essa importante participação como case de sucesso no contexto do design for environment.

A Plastipak apresenta a tecnologia monolayer que oferece 99,5% de barreira à luz protegendo o leite UHT sem a necessidade de rótulos especiais. A embalagem de camada única elimina os riscos de delaminação, que podem levar à diminuição da validade do produto, e ainda oferece vantagem competitiva e operacional utilizando plataformas de produção padrão, não demandando novos investimentos em maquinários. O interior branco da garrafa valoriza o produto trazendo ao consumidor a percepção de um produto “premium “ e de qualidade para toda a sua família.

O Brasil figura entre os maiores países recicladores de plástico, e essa solução chega para reduzir o nível de complexidade para toda a cadeia. Dinis Mota, diretor geral da Plastipak Brasil, explica que esse benefício se dá pela redução dos níveis de uma só barreira. “O recipiente possui menos camadas e é totalmente branco. Dessa forma, são necessários menos estágios de separação para que ele volte a ser uma garrafa novamente utilizável”. Para o leite, essa tem sido uma solução inovadora mediante outros materiais, que demandam mais etapas e tornam o retorno à indústria mais lento.

Em termos de sustentabilidade, a tecnologia monolayer da Plastipak possibilita o chamado ciclo “back to bottle” com processo de reciclagem mais fácil do que as soluções multilayer e cartão.

A garrafa da Plastipak, com camada única, proporciona aplicações mais nobres à resina fabricada a partir de seu descarte. O destino do plástico tem implicações econômicas e ambientais, quanto mais pura é a matéria-prima adquirida, menor é o consumo de água utilizado na lavagem e maior é a possibilidade de obtenção de resina reciclada de boa qualidade e, consequentemente permite maior gama de aplicações, sendo elas coloridas ou brancas para as indústrias como: fibra têxtil, cordas, vassouras, chapas, plásticos de engenharia, entre outros.

Sendo assim o benefício também se estende aos profissionais catadores e suas cooperativas que com a eficiência da garrafa monolayer e suas várias aplicações, o PET-PCR (pós-consumo reciclado) possui maior demanda, o que gera mais valor na coleta e incentiva a reciclagem.

A Plastipak é a empresa responsável pelo desenvolvimento da embalagem; A Usina de Laticínios Jussara produz e envasa o leite; e a Global PET, é a responsável pela transformação das garrafas descartadas em resina PET-PCR de grau alimentício (material resultante da reciclagem do PET que passa por um processo validado pela ANVISA de descontaminação) e a comercializa para reutilização.

Fonte: Novità Comunicação



Saiba mais sobre a Plastipak Packaging do Brasil




Compartilhe:




Comente