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Conveniência, personalização e experiências sensoriais vão impactar mercado global de embalagens

22/12/2016 - Quinta-Feira
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De acordo com estudo da Aptar Beauty + Home, megatendências refletirão os anseios dos consumidores

Conveniência, personalização e experiências sensoriais vão impactar mercado global de embalagens

SÃO PAULO - É universal: umas funções principais da embalagem é atrair e seduzir para vender. A forma como os produtos são consumidos, no entanto, vêm passando por grandes transformações nos últimos tempos. Focada em oferecer soluções eficientes e personalizadas para sistemas de distribuição de embalagens nos segmentos de beleza, cuidados pessoais e com o lar, a Aptar Beauty + Home estuda constantemente as megatendências que influenciam o cenário global. Segundo a multinacional, três movimentos vão impactar a indústria nos próximos anos: conveniência, personalização e experiências sensoriais.

Combinados, esses três elementos já estão refletindo os anseios dos consumidores que, sobretudo nas últimas duas décadas, passaram a demandar praticidade, individualização, comodidade, customização e adaptação a necessidades racionais e emocionais. Nesse contexto, a embalagem do produto deve facilitar o cotidiano e ir além dos benefícios funcionais já conhecidos. De acordo com a Aptar, os clientes almejam mais tempo com a família, com os amigos e com eles próprios, devendo a embalagem proporcionar conveniência. “Essa característica diz respeito à forma de facilitar a relação com o produto no dia a dia. É o caso das novas embalagens personalizadas, que são muito mais fáceis de abrir e dispensam a utilização de outros dispositivos”, explica Mirelle Orpinelli, coordenadora de desenvolvimento de mercado da Aptar Beauty + Home no Brasil.

Segundo Orpinelli, o mercado deve fornecer soluções que ajudem os consumidores a ter mais tempo para aproveitar a vida. “As pesquisas apontam que as embalagens personalizadas e que facilitam o acesso ao produto vão se destacar ainda mais nos próximos anos. O cliente vem dando preferência àquelas que mais lhe convém”, afirma. “E a estética continuará sendo fundamental. É ela que faz o produto ‘saltar aos olhos’ em meio a dezenas de outras opções. Nesse sentido, será válido que a marca aprimore ainda mais o visual da embalagem, mantendo, porém, a coerência com o propósito do produto e, claro, com o perfil do público-alvo”, enfatiza.

Já no quesito personalização, vai se manter forte a tendência de adequar as características das embalagens às preferências do consumidor, que hoje possui maior acesso à informação, está cada vez mais exigente e opta por bens que satisfaçam melhor às suas necessidades. Há alguns anos, com a produção em massa, não dava para saber se o produto atendia plenamente aos anseios do cliente. Com a personalização, ao contrário,o mercado sabe exatamente o que ele almeja, o que reduz o riscos de produtos acumularem no estoque. “A personalização traz uma série de oportunidades, propiciando às empresas desenvolverem funcionalidades específicas para explorar nichos próprios de mercado. Tudo isso acaba favorecendo a inovação”, aponta Mirelle Orpinelli. Saiba mais: https://goo.gl/jDsaQY

Experiências Sensoriais - Embalagens têm atitudes, personalidade, e, além de atender a necessidades, também refletem expectativas. Nesse sentido, experiências que promovam sensações e que estimulem os sentidos vão dialogar com o consumidor de modo mais subjetivo, emocional e ao mesmo tempo direto. As marcas que criarem uma aura de sensações dos seus produtos farão com que sejam mais lembrados pelo consumidor, saindo na frente dos concorrentes. Um exemplo é o novo aplicador de perfumes Note, da Aptar Beauty + Home, que tem o objetivo de ajudar as consumidoras a resgatar a relação íntima com as fragrâncias de luxo.

A embalagem confere ao produto um novo ar, proporcionando uma experiência única. O que a multinacional deseja retomar é o gesto delicado, que quase desapareceu com os vaporizadores, mas que permanece na memória coletiva das marcas e dos consumidores. “O gesto acompanha a tendência atual: é o consumidor que controla e escolhe a dose e os locais em que quer aplicar o perfume'', explica a gerente de marketing estratégico de fragrâncias da AptarGroup, Sabine Bouillet Lubot.

Aptar – Líder no setor global de sistemas dispensadores, a Aptar tem sede em Crystal Lake, Illinois, e possui plantas industriais espalhadas pela Europa, Ásia e Américas do Norte e do Sul, totalizando 47 unidades industriais situadas em 17 países. No Brasil, a multinacional conta com unidades nos municípios de Cajamar e Jundiaí, em São Paulo, e em Maringá, no Paraná.

Com forte presença nos mercados de fragrâncias, cosméticos, cuidados pessoais, cuidados com o lar, alimentos, bebidas e farmacêuticos, a Aptar tem mais de meio século de expertise na criação e inovação de embalagens para consumidores em todo o mundo.

A divisão Beauty + Home é uma parceira específica de soluções em sistemas de distribuição de embalagens para os mercados de beleza, cuidados pessoais e cuidados com a casa. Estruturada por campos de aplicação, a área antecipa as expectativas dos mercados globais e locais, visando proporcionar diferenciação de marca para os clientes e praticidade com valor agregado aos usuários finais.

Fonte: Agência 242





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