Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Adesivos aquosos da Henkel aumentam a segurança em embalagens alimentícias



Adesivos aquosos da Henkel aumentam a segurança em embalagens alimentícias

17/07/2014 - Quinta-Feira
Compartilhe:
Aquence Low Migration é a primeira linha completa de adesivos para embalagens de alimentos inteiramente livre de plastificantes

Adesivos aquosos da Henkel aumentam a segurança em embalagens alimentícias

Líder global em adesivos, selantes e tratamento de superfícies, a Henkel apresenta a linha Aquence Low Migration de adesivos aquosos de baixa migração para embalagens de alimentos. Limites de migração restringentes impostos pelas regulamentações às embalagens para alimentos constituem um crescente desafio para a indústria de embalagens.

Todos os componentes de embalagens feitos de papel e cartão devem possuir características de baixa migração. Tais componentes incluem o próprio papel ou cartão, as tintas de impressão, os diversos vernizes, assim como o adesivo utilizado. Esta é a razão pela qual a Henkel introduziu a primeira linha completa de adesivos aquosos de baixa migração para embalagens de alimentos.

Ao considerar a baixa migração, as indústrias de embalagens e de alimentos tendem a concentrar seus estudos no papel ou cartão combinado com as tintas de impressão e os vernizes. Os adesivos utilizados em embalagens de alimentos acabam sendo a “camada esquecida”, ou seja, nem sempre são levados em consideração nos estudos de migração.

No entanto, com Aquence Low Migration (LM) a Henkel está apta a oferecer a primeira linha completa de adesivos para embalagens de alimentos inteiramente livre de plastificantes (normalmente substâncias de baixo peso molecular e susceptíveis à migração), contribuindo desta forma para que os clientes cumpram com as regulamentações existentes para a segurança alimentar.

No contexto de adesivos aquosos, a baixa migração para a Henkel significa ir além de cumprir com as regulamentações legais existentes e os valores limite nelas estabelecidos. “O direcionamento do trabalho de desenvolvimento na Henkel é alcançar o mais alto padrão com seus adesivos Low Migration (de baixa migração). A Henkel minimiza a utilização de ingredientes críticos sempre que possível ou encontra meios de eliminação de substâncias passíveis de migração completamente”, destaca Carlos Motta, Gerente de Desenvolvimento e Aplicação.

Na prática isto significa seguir algumas regras básicas:
  • Selecionar apenas matérias-primas que contenham baixo residual de monômeros livres.
  • Reduzir a quantidade de aditivos passíveis de migração, preservativos e estabilizantes ao mínimo requerido sem prejuízo do desempenho exigido.
  • Uso de aditivos poliméricos ou ligados a um polímero em vez de substâncias de baixo peso molecular.
  • Condução de abrangentes testes de migração da linha Aquence Low Migration antes do seu lançamento no mercado.

  • Versatilidade para ampla gama de aplicações - Diferentemente dos adesivos convencionais para embalagens, a linha de adesivos aquosos Aquence Low Migration foi projetada para permitir formulações livres de plastificantes.

    À parte do reduzido potencial de migração, estes adesivos também oferecem aos clientes benefícios econômicos relativos à produção:
  • Aplicação fácil e limpa através de bicos ou discos.
  • Força de adesão igual ou superior aos adesivos convencionais para embalagens.
  • Produtividade significantemente aumentada devido a menor quantidade aplicada requerida.

  • A linha Aquence LM oferece o potencial de melhorar significantemente a eficiência de produção por meio da redução da quantidade aplicada e mantendo a performance adesiva requerida.

    Fonte: Press à Porter Gestão de Imagem



    Saiba mais sobre a Henkel Group




    Compartilhe:




    Comente