Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Misturas prontas em embalagens assépticas traz vantagens ao food service



Misturas prontas em embalagens assépticas traz vantagens ao food service

02/04/2014 - Quarta-Feira
Compartilhe:
Com volumes superiores a 2 litros, a embalagem cartonada asséptica é ideal para o food service

Misturas prontas em embalagens assépticas traz vantagens ao food service

O Smart Dispenser, desenvolvido pela SIG Combibloc em parceria com a Server Products dos EUA, é ideal para as embalagens combiblocMaxi


Lanchonetes, cozinhas hospitalares, cadeias de fastfood, cafés, quiosques e restaurantes são os principais representantes da indústria de food service (alimentação fora do lar). Em várias partes do mundo, este setor tem experimentado um crescimento dinâmico nos últimos anos. Mas ele ainda enfrenta alguns desafios, principalmente relacionados à alta qualidade, mudanças de comportamento de consumo e pressões sobre custos e tempo de serviço. E a área de embalagens também caminha neste mesmo sentido.

Quando os consumidores optam por comer fora, suas expectativas são diferentes. A maioria das pessoas tem uma verba menor, o que faz com que preço e valor sejam importantes. Ao invés de irem a um restaurante para um almoço completo, por exemplo, as pessoas preferem ir a um fast food onde o serviço é mais rápido e mais barato.

Para a indústria de food servisse, alimentos com preços razoáveis são mandatórios. Produtos de alta qualidade, facilidade de preparo e maximização da segurança alimentar são cruciais para o sucesso da operação. E a embalagem exerce um papel importante neste contexto. Misturas prontas de alta qualidade têm o potencial de facilitar a vida dos que trabalham no setor. Vários fabricantes de alimentos estão respondendo a estas preocupações introduzindo itens que facilitam o preparo de bebidas e pratos nas operações de foodservice.


No Brasil, a AB Brasil utiliza a embalagem cartonada em sua linha de ovos, inclusive com opções de misturas para sobremesas
No Brasil, a AB Brasil utiliza a embalagem cartonada em sua linha de ovos, inclusive com opções de misturas para sobremesas



Embalado com segurança e facilidade de abertura

Um exemplo de solução em embalagem perfeita para foodservice é a cartonada asséptica. A indústria já usa esta embalagem devido aos diversos benefícios. Como exemplos temos pudins, molhos, sopas, produtos atomatados, misturas à base de ovos, xaropes e concentrados de frutas, além de bases para chás, sorvetes, smoothies e coquetéis. O envase asséptico suave e o processamento da embalagem protegem a qualidade dos produtos e garantem um sabor consistente e uma aparência de frescor, além de estenderem a vida de prateleira. Este processo e as características da embalagem cartonada garantem que os nutrientes, sabores e cores dos alimentos sejam mantidos. E várias das embalagens cartonadas usadas no food service têm uma perfuração que permite abertura completa fácil e rápida sem o uso de instrumentos (facas ou tesouras).

Segundo Dirk Maehr, head de Marketing Global da SIG Combibloc,“na indústria de food service, os critérios para a seleção dos produtos são diferentes dos aplicados nas compras em supermercados. “Devido às grandes quantidades necessárias no food service, mesmo as menores diferenças de preço têm muito valor. Com as embalagens cartonadas assépticas, que são naturalmente livres de Bisfenol A (BPA), saímos na frente em todos os aspectos. E uma das novidades mais recentes para esta indústria é o Smart Dispenser, desenvolvido em parceria com a norte-americana Server Products, líder global na fabricação de equipamentos de dosagem para a indústria de food service. Este dispositivo garante uma forma mais higiênica, conveniente, com melhor relação custo-benefício e ambientalmente correta para dosar bebidas. O Smart Dispenser é usado nas embalagens de grandes volumes combiblocMaxicarton.”

Esta novidade consiste em uma caixa na qual a embalagem cartonada é encaixada, uma tampa e uma bomba inserida diretamente no topo da embalagem a partir de um orifício selado que mantém a pureza e a qualidade do produtos. Não há sujeira ou desperdício causados pela transferência do produto para outro container. O Smart Dispenser garante o uso quase total do conteúdo – 98% de produtos como bases para smoothies, xaropes flavorizados, sucos concentrados e outros alimentos líquidos. As porções dosadas são consistentes e minimizam o desperdício devido ao controle preciso. Isto também facilita a execução das receitas e reduz a necessidade de treinamento.

Naturalmente amigas do meio ambiente

Um sistema de embalagem sustentável e uma produção com mínimo desperdício são preocupações fundamentais para a indústria de food service, não apenas devido aos altos custos do desperdício, mas também ao aumento da consciência ambiental das organizações. Neste quesito, as embalagens cartonadas têm grandes vantagens sobre as demais soluções longa vida. Elas são produzidas com cerca de 75% de cartão provenientes de madeira, um recurso renovável. Com um manejo florestal responsável, esta matéria prima natural é infinita. Segundo Dirk Maehr, para a SIG Combibloc é fundamental trabalhar com fornecedores que garantam que a madeira usada na fabricação do cartão vem de florestas controladas. Nas embalagens cartonadas da SIG Combibloc, adiciona-se ao cartão cerca de 21% de polímeros que funcionam como barreira a líquidos e umidade; e 4% de alumínio que protege o produto da luz, oxigênio e aromas externos. Esta composição garante leveza à embalagem; depois de usada ela é facilmente dobrada, reduzindo o volume ocupado no lixo urbano. Além disso, as embalagens cartonadas também são apropriadas a todos os sistemas de descarte e reciclagem.

Fonte: Liliam Benzi



Saiba mais sobre a SIG Combibloc do Brasil Ltda




Compartilhe:




Comente