Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Logística reversa adotada pela C-Pack poupa 3.200 árvores ao ano



Logística reversa adotada pela C-Pack poupa 3.200 árvores ao ano

31/12/2013 - Terça-Feira
Compartilhe:
Reconhecida por sua responsabilidade ambiental, a empresa catarinense investe em ações que diminuem o impacto negativo para a natureza

Logística reversa adotada pela C-Pack poupa 3.200 árvores ao ano

Adotar uma postura sustentável é regra em países de primeiro mundo como Reino Unido, Suécia e França, e as empresas brasileiras têm se esforçado para seguir a tendência. Cobrada por seus consumidores, cada vez mais conscientes da postura que deve ser adotada, ações como a de Logística Reversa, por exemplo, já são realidade em grande parte das fabricantes nacionais. Segundo pesquisa divulgada no 18º Fórum Internacional de Logística, no Rio de Janeiro (RJ) em 2012, 60 das 100 maiores empresas do Brasil investem em Logística Reversa – que consiste em uma área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo, diminuindo o impacto causado pelo uso de embalagens descartáveis, principalmente, quando trata-se da entrega de produtos que saem da fábrica. A C-Pack, fabricante catarinense de embalagens plásticas, destaca-se nacionalmente por sua política socioambiental, presente desde sua estrutura fabril até a matéria-prima de seus produtos, e também no seu eficiente sistema de Logística Reversa.

Oriunda de uma iniciativa entre a Brasil e Suíça – país apontado como o 1º do “ranking verde” divulgado pela EPI (Environmental Performance Index) em 2012 – desde o início das suas operações, em 2002, a empresa preocupa-se com o quesito ambiental. Seu sistema de Logística Reversa economiza cerca de 320 toneladas de papelão por ano. “A C-Pack utiliza em vários clientes o conceito de caixas plásticas para entregar seus produtos. Estas caixas são produzidas com percentuais de aparas de processo de reciclagem de produtos da própria C-Pack, otimizando o reaproveitamento internamente. As caixas são retornáveis, sendo projetadas para 10 entregas de produtos da C-Pack ao cliente, proporcionando assim a Logística Reversa. Se considerarmos que quando as entregas ocorrem com caixas de papelão ondulado, o mesmo é descartado após a primeira viagem de entrega do produto ao cliente, gerando resíduo na sua própria fábrica”, explica André Michel Kehrwald, engenheiro do Centro Multidisciplinar de Pesquisa & Desenvolvimento da C-Pack.

Após o uso, as caixas retornam para a fabricante para serem higienizadas, dando continuidade ao ciclo. Por conta deste processo, a C-Pack deixa de usar em média 720 mil caixas de papelão por ano. Para este mesmo número de caixas de papelão são utilizadas 72 mil caixas plásticas. Somente com esse sistema, a empresa contribuiu para que cerca de 3.200 árvores mantenham-se intactas, já que para produzir uma tonelada de papelão são utilizadas, em média dez árvores. “Adotamos essa postura desde o início de nossas operações por acreditar que todos os empreendimentos devem ser feitos com qualidade e muita responsabilidade. O nosso maior retorno é perceber que esses valores que prezamos tanto na empresa são multiplicados por nossos clientes e colaboradores. Saber que estamos despertando a consciência ambiental em nossos colaboradores e parceiros é a maior prova que os valores que escolhemos para sustentar nossa organização estão cada vez mais fortalecidos”, ressalta Luiz Gonzaga Coelho, CEO da C-Pack.



Fonte: Halo Comunicação



Saiba mais sobre a C-Pack Creative Packaging S/A




Compartilhe:




Comente