Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Novelprint trabalha com programa inédito de reciclagem de liner



Novelprint trabalha com programa inédito de reciclagem de liner

28/08/2013 - Quarta-Feira
Compartilhe:
A prática da reciclagem do liner possibilita à indústria gerar receita com o processo de reciclagem. O programa teve inicio um ano antes de a Política Nacional de Resíduos Sólidos entrar em vigor.

Novelprint trabalha com programa inédito de reciclagem de liner

A Novelprint, referência nacional na fabricação de etiquetas e rótulos autoadesivos e de máquinas de rotulagem, lança Programa de Reciclagem de Liner Filme, pioneiro no setor. A empresa é a única fabricante nacional de rótulos autoadesivos com material 100% reciclável, o chamado liner de BOPP (filme de Polipropileno Bi-orentado). O Programa de Reciclagem de Liner Filme da Novelprint surgiu antes a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305), que entrou em vigor no ano de 2012. O liner é o suporte do rótulo autoadesivo e é descartado após a aplicação sobre o produto.

O Programa de Reciclagem de Liner Filme da Novelprint é de grande valia para a indústria, que não precisará mais arcar com altos custos para eliminar os resíduos gerados no processo de rotulagem e ainda dispõe de uma solução que atende plenamente à atual legislação.

A grande vantagem para as fábricas que utilizam os rótulos autoadesivos da Novelprint é que, com o programa, a empresa passa a comprar de volta os liners descartados, gerando receita para seus clientes.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos amplia a responsabilidade de todos os elos da cadeia produtiva e prevê a logística reversa, em que as indústrias passam a ser responsáveis por dar a destinação adequada para os resíduos sólidos, minimizando, com isso, os impactos ambientais.

Hoje, quase toda a indústria opera com liners de papel, produto que para ser reciclado, gera alto custo operacional. É que a reciclagem do liner de papel necessita de tratamento químico para o silicone se desprender do papel e permitir a utilização da polpa.

Liner de plástico X liner de papel

Diferentemente, o liner de BOPP é fabricado com um material cujo método de reciclagem é amplamente conhecido. A reciclagem do BOPP pode originar diversos objetos e o liner da Novelprint é, inclusive, um facilitador do processo de reciclagem.

A Novelprint é pioneira mundial no desenvolvimento do liner em BOPP e começou a utilizar a tecnologia em 1982. Inovação, aliás, é um dos pilares do crescimento da Novelprint desde sua fundação e reconhecidamente um dos seus grandes diferenciais. Por exemplo, a companhia tem tradição em permanecer nas primeiras colocações no ranking das empresas que mais solicitam patentes de invenções no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Além disso, entre 2005 e 2007 a companhia recebeu investimento da ordem de R$ 2,8 milhões da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, para um projeto que trouxe como resultado 11 patentes e novos produtos à base de nanotecnologia, oferecendo novas propriedades e redução de materiais aos autoadesivos, tornando-os mais sustentáveis.


Fonte: Novelprint



Saiba mais sobre a Novelprint




Compartilhe:




Comente