Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Exposição explora os sons e os sentidos dos frascos de perfume



Exposição explora os sons e os sentidos dos frascos de perfume

29/07/2013 - Segunda-Feira
Compartilhe:
A curadora Cecília Soares Esparta une o material e o sensorial em mostra inédita, no Espaço Perfume Arte + História

Exposição explora os sons e os sentidos dos frascos de perfume

Os paulistanos e os visitantes da cidade podem conhecer uma nova exposição, no Espaço Perfume Arte + História. A mostra “Os sons e os sentidos em frascos de perfume”, que conta com a curadoria de Cecília Soares Esparta, propõe explorar a relação entre o material e o sensorial, tendo como ponto de partida a simbologia sonora, comum a todas as criações apresentadas. A exibição acontece até 08 de setembro.

A mostra contará com 27 frascos de perfume do acervo da Wheaton (fornecedora de embalagens de vidro para perfumaria), que evocam ou sugerem sonoridades. Os alunos do curso de Artes Plásticas da Faculdade Santa Marcelina (FASM) também vão expor seus trabalhos desenvolvidos exclusivamente para a mostra. As peças compreendem a interação entre os sentidos e as possibilidades estéticas do vidro.

A exposição abrange peças nas quais o som é referenciado pela forma ou nome – “Bang!” representa um estrondo; “Loud”, ruído; “Toque de Amor”, acordes românticos; “Island Parakeet” e “Wild country”, os seres da natureza. A mostra traz ainda peças cujos nomes remetem a instrumentos, gêneros e ritmos musicais, como “Poeme”, “Jazz”, “Sertanejo”, “Samba”, “Accordes”, “Arpège” e “Ballad”, além de outros elementos que misturam tradição e modernidade, como a italiana “Aria”, representando um passado distante, e o brasileiro “Axé”, como referência à atualidade.





“Um frasco de perfume estimula a percepção entre os sentidos permitindo que o indivíduo veja, escute, cheire e toque o objeto. Além disso, por meio do design de frascos é possível retratar a cultura urbana e rural, contemporânea e antiga, popular e erudita”, afirma a curadora da exposição, Cecília Soares Esparta.





Uma apresentação dos alunos de música da FASM irá inaugurar a mostra no dia 7 de junho. A primeira recepção, na entrada do Espaço Perfume, acontecerá às 14 horas, com os alunos Paula Duarte Francischinelli e João Batista Carvalho de Brito Cruz, que tocarão flauta e saxofone, respectivamente. Já às 15 horas, os alunos vão tocar separadamente, realizando intervenções musicais junto às obras expostas. O grupo é composto por Tamiris Soler Cercal, violino; João Batista Carvalho de Brito Cruz, saxofone; Leonardo Souza dos Santos, flauta e Paula Duarte Francischinelli, voz e caxixi.





Espaço Perfume Arte + História

Inaugurado em setembro de 2010, o Espaço Perfume Arte + História é uma iniciativa do Grupo Boticário em parceria com a FASM, dedicada à história da perfumaria nacional e internacional. A mostra, que é permanente, tem como objetivo registrar 5 mil anos da história do perfume, sua relação com a moda e, ainda, curiosidades sobre sua produção, oferecendo uma experiência única a seus visitantes. Gratuito e aberto ao público de todas as idades, o Espaço Perfume Arte + História possui acervo com mais de 500 peças históricas, entre objetos originais e réplicas, composto com a colaboração de mais de 100 marcas do segmento de perfumaria nacional e internacional.

Dividido em sete núcleos no térreo e três no mezanino, possui mais de 20 vitrines, além de equipamentos interativos e multimídias, que proporcionam resgate da memória olfativa e estimulam audição, visão e olfato. O projeto expográfico é assinado pela Base 7 Projetos Culturais e foi realizado com o apoio do Ministério da Cultura – por meio da Lei de Incentivo à Cultura – e patrocínio da Givaudan do Brasil e Wheaton Brasil, além da colaboração da Swarovski Elements. A curadoria dos núcleos do piso térreo do Espaço Perfume é de Renata Ashcar. Já Cecília Soares e Marta Oliveira Bagolin são as curadoras da exposição da Wheaton Brasil, presente no mezanino. O Espaço Perfume Arte + História reserva, ainda, um local especial para exposições temporárias de artistas e marcas que têm a perfumaria e a moda como fonte de inspiração.

Serviço:
Exposição: Os sons e os sentidos em frascos de perfume
Local: Espaço Perfume Arte + História
Endereço: Rua Dr. Emílio Ribas, 110 – Bairro Perdizes – São Paulo / SP.
Dias e horários: terças-feiras, quartas, sextas e sábados, das 10h às 18h; às quintas, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 18h.
Duração da Exposição: 07/06 a 08/09
Informações: No site http://www.espacoperfume.com.br e pelo telefone (11) 2361-7728.




Fonte: Brodeur Assessoria de Comunicação





Compartilhe:




Comente