Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Avery Dennison lança nova geração de materiais ultra transparentes para rótulos



Avery Dennison lança nova geração de materiais ultra transparentes para rótulos

19/07/2010 - Segunda-Feira
Compartilhe:

Considerada a número um do mundo no fornecimento de materiais autoadesivos - papéis e filmes - para a decoração de embalagens, a Avery Dennison deu um importante passo ao desenvolver uma nova geração destes materiais. O Think Clear, combina um filme ultra transparente com um adesivo totalmente translúcido que se fundem visualmente ao substrato garantindo total transparência. “Este material vai de encontro a uma tendência do mercado de visualização do produto pelo consumidor. Quanto mais o consumidor puder enxergar o produto, mais certeza ele terá de estar comprando algo com qualidade”, explica Ursula Sakamoto, Food Business Development Manager da Avery Dennison do Brasil.

Os materiais ultra transparentes também garantem diferenciação no ponto de venda, em comparação aos rótulos opacos convencionais, e reforçam o caráter premium ao evitar aplicações torcidas, bolhas de ar, rasgos, riscos ou marcas de adesivo. “Eles garantem a total integridade da decoração da embalagem e da marca, agregando valor ao produto. E, diferentemente de outros rótulos, não há riscos de pontas levantadas devido ao transporte e manuseio da embalagem”, completa Sakamoto. Segundo ela, a aplicação destes rótulos é feita em máquinas automáticas de alta velocidade.

O segredo da transparência destes materiais está na utilização de um liner PET (polietileno terftalato) em substituição aos liners convencionais de BOPP (polipropileno biorientado) ou PE (polietileno). Por ter uma espessura menor, o liner PET também possibilita a formação de bobinas mais longas que resulta em trocas menos freqüentes; em aplicações de alta velocidade este aspecto se reflete em aumento de produtividade. Outra vantagem do liner PET refere-se ao meio ambiente. Depois de retirado o silicone do suporte, o PET pode ser reciclado e reutilizado em outras aplicações.

Nos Estados Unidos, a Kraft já adotou os filmes ultra transparentes da Avery Dennison para rotular sua linha de molhos para saladas. “O sucesso foi praticamente imediato”, comemora Sakamoto. Após o lançamento da embalagem com o novo visual, uma pesquisa realizada pela ACNielsen durante 52 semanas mostrou que as vendas do molhos com baixas calorias para saladas aumentaram quase 16%. “De fato a Kraft percebeu a necessidade de mudar quando as vendas da linha de molhos para salada caíram 4,7%, saindo de 32,5% de market share em 2002 para 27,8% em 2007”, lembra Sakamoto.

Outras marcas internacionais que já adotaram os materiais Think Clear da Avery Dennison são a cerveja Chinesa Kingway, que usa o rótulo como uma forma de transmitir modernidade e qualidade para consumidores de médio e alto poder aquisitivo, e a linha de bebidas não alcoólicas norte-americana Jarritos, que explora a transparência para atualizar e reposicionar a marca em uma categoria mais premium. No Brasil, algumas grandes marcas já estão testando o novo material.

Fonte: Avery Dennison / Liliam Benzi





Compartilhe:




Comente