Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Documentário ''Efeito reciclagem'' é premiado no festival FICA



Documentário ''Efeito reciclagem'' é premiado no festival FICA

06/07/2010 - Terça-Feira
Compartilhe:
Filme patrocinado pela Kraft Foods Brasil retrata a vida de um coletor de materiais recicláveis em SP

Preocupados em retratar a realidade dos coletores de materiais recicláveis, e com foco na temática da importância da conscientização da população acerca da importância da reciclagem, a Kraft Foods Brasil e a produtora Code 7, uniram forças na produção do documentário Efeito Reciclagem, premiado na última edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em Goiânia (GO). O filme, que conta com apoio técnico do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), recebeu o Troféu Carmo Bernardes, destinado ao melhor longa-metragem.

''O tema sustentabilidade, abordado neste documentário, é a base de todos os programas desenvolvidos pela companhia na área de responsabilidade corporativa. O projeto apresentado pela Code 7 mostra o impacto ambiental e social da reciclagem na vida dos indivíduos que aparecem na filmagem. É importante que cada cidadão conheça a importância da coleta seletiva para a sociedade e para o bem estar de cada um de nós'', comenta a coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da Kraft Foods Brasil, Giselle Sigel.

Efeito Reciclagem retrata a vida do carismático Claudinês Alvarenga, um coletor de materiais recicláveis. O documentário mostra como ele conseguiu, aos poucos, mobilizar todos em sua família sobre a importância da reciclagem e ainda, conscientizar os parentes de que esse trabalho tem impacto direto para suas vidas e para a preservação do meio ambiente. O Brasil é líder mundial na reciclagem de alguns materiais, como latas de alumínio. Mesmo assim, a reciclagem não é uma prática adotada por muitos indivíduos, restringindo-se às grandes empresas e a uma parcela ainda pequena da população. O documentário revela o funcionamento interno deste universo, numa tentativa de estimular a consciência e comunicar a importância da reciclagem nas esferas ambiental, social e econômica.

''Da periferia ao centro, a cidade de São Paulo serve como o pano de fundo para a história deste homem e sua numerosa família, incentivando a reflexão sobre a necessidade urgente de reciclar não só materiais e produtos, mas também atitudes e ideias'', comenta o diretor e roteirista do filme, Sean Walsh.

Fonte: KRAFT FOODS





Compartilhe:




Comente