Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Salad Creations utiliza serviço especializado em logística de alimentos



Salad Creations utiliza serviço especializado em logística de alimentos

24/06/2010 - Quinta-Feira
Compartilhe:
Empresa investe R$ 500 mil por mês na compra de ingredientes para suas lojas e conta com serviços de logística desde a abertura da primeira loja

Alimentos frescos, higienizados, com controle de temperatura e padronização. Uma franquia de alimentação, como a Salad Creations, necessita que seus produtos sempre tenham essas qualidades e que as entregas de cada ingrediente sejam feitas no prazo correto, para garantir que o cliente consuma uma salada gostosa e colorida.

É por esse motivo que a Salad Creations contratou, desde o início de sua operação no Brasil, a Luft Food Service, empresa do Grupo Luft que oferece serviços de Logística Integrada para o setor de alimentação. "Temos um alto controle de qualidade por estarmos sempre informados do recebimento dos alimentos no operador logístico e também da chegada do produto nas lojas. Dessa forma, podemos rastrear a origem de tudo que foi entregue e evitar problemas", explica Victor Giansante, sócio proprietário e diretor de Compras & Logística da Salad Creations.

A Luft Food Service realiza não somente entrega da maioria dos produtos da franquia (exceto bebidas e alguns poucos itens de hortifruti), como também um sistema de logística completo para a rede de lojas da empresa em todo o Brasil.

O processo se inicia quando o proprietário de uma das lojas, através de uma grade de compras previamente determinada pela franqueadora e pelo sistema da Luft, acessa via internet o catálogo de produtos e realiza seu pedido. É nesse momento que o operador logístico começa seu trabalho, que vai desde captação do pedido, negociação da compra de cada alimento, recebimento, armazenagem, picking (separação de pedidos), expedição (local onde permanecem os alimentos a espera de envio) e transporte, até os trabalhos administrativos e fiscais, como contas a pagar e a receber e faturamento.

"Optamos por trabalhar com um operador logístico, algo muito diferente de um simples distribuidor ou uma transportadora, pois entendemos que uma das premissas para se criar uma rede de franquias de sucesso é ter padrão em todas as lojas. Para isso precisaríamos garantir o abastecimento nacional das franquias com os mesmos produtos", conta Victor. Ele ainda explica que são poucos os fornecedores com uma logística ampla para atendimento nacional e que a Luft trabalha, inclusive, com pré-planejamento para meses com maior ou menor demanda.

A Salad Creations recebe ao menos duas entregas por semana sem necessidade de compra mínima e, além do padrão, a Luft Food Service busca produtos de qualidade, que negociou com os melhores fornecedores do mercado. Armazenamento e transporte também obedecem a critérios de segurança para que o alimento chegue fresco e em boas condições às lojas de todo o Brasil. "Todos os produtos são transportados com embalagem primária e secundária e os veículos são dedicados para entrega das redes de food service que atendemos, mantendo a higiene e a limpeza por toda a cadeia de abastecimento", ressalta Henrique Costa, diretor da Luft Food Service. "Para atender a necessidade de cada ingrediente, o transporte é realizado em três temperaturas: congelado (-18°C), resfriado (5°C) e seco (ambiente)". Na chegada do alimento às lojas, que ocorre em no máximo três dias após expedição, a Salad Creations tem o comprometimento de dar continuidade a esse processo tão criterioso de garantia de qualidade. Por meio de relatórios de entrega e recebimento, todos os ingredientes passam por checagem de temperaturas e datas de validade. Além disso, busca-se manter poucos procedimentos de preparo e manipulação dos alimentos em loja para que seja evitado qualquer tipo de contaminação.

A Salad Creations já se preocupava com todos estes critérios desde muito antes de iniciar suas operações no Brasil e procurou por um operador logístico que atendesse suas necessidades, que hoje chega a aproximadamente R$ 500 mil em ingredientes todos os meses.

O Diretor da Luft Food Service conta que o fechamento do contrato antes mesmo da abertura das lojas foi um processo totalmente atípico para a empresa. "Nós firmamos o contrato com a Salad Creations em outubro de 2007 e a primeira loja inaugurou somente em dezembro. Foi um processo diferenciado porque tínhamos plena certeza do sucesso da Salad Creations e tivemos uma grande empatia com o método de trabalho da rede".

Fonte: CSK COMUNICAÇÃO





Compartilhe:




Comente