Busca rápida
barra
Busca detalhada

Home > Notícias > Empresa mostra solução para rastrear medicamentos



Empresa mostra solução para rastrear medicamentos

22/03/2010 - Segunda-Feira
Compartilhe:

Desenvolvida pela COSS Consulting, de São Carlos (SP), solução por RFID aumenta a eficiência na gestão da cadeia de abastecimento

Março de 2010 ¬-A COSS Consulting (www.cossconsulting.com), empresa brasileira de alta tecnologia com sede na cidade paulista de São Carlos, acaba de concluir o desenvolvimento de um sistema de rastreabilidade totalmente nacional. Ele aumenta a eficiência na gestão da cadeia de abastecimento, por meio da aplicação da tecnologia de chip RFID (identificação por radio frequência).

Em evento especial na cidade de Porto Alegre, na quinta-feira 25 de março, a COSS Consulting vai apresentar a vários empresários e executivos da região a plataforma WELCOSS de rastreabilidade e visibilidade, para o gerenciamento e o controle de produtos, materiais, ativos e até pessoas. Trata-se de uma solução (middleware) totalmente baseada na tecnologia RFID, com a utilização de etiqueta inteligente tipo EPC (Electronic Product Code), padrão Gen2. A plataforma pode ser adaptada para trabalhar com Datamatrix (2D), códigos-móveis, biometria e smart cards, entre outras, sendo capaz de controlar e monitorar, em tempo real, a movimentação de produtos e materiais, simultaneamente, em centenas de pontos da cadeia de abastecimento, indepe ndentemente da lógica, geografia e conveniência, onde quer que ocorram os eventos. Funciona em ambientes indoor e outdoor, de forma stand-alone ou integrado com diferentes plataformas de hardware ou software corporativo (SAP, Oracle, Microsoft, Legados, etc.), independentemente da origem ou do fabricante delas, seu grande diferencial competitivo.

"Com a solução WELCOSS é possível realizar total controle e visibilidade na cadeia de abastecimento, no nível de item, para melhorar a eficiência operacional e reduzir custos. Em enormes volumes de produtos e mercadorias, dispensa a necessidade de identificações individuais por linha de visada ou códigos numéricos baseados em sistema de código de barras", destaca o diretor executivo da COSS Consulting, Luis Carlo Colella Ferro. "É um grande salto gerencial e tecnológico para rastreabilidade e visibilidade, em tempo real, na cadeia de abastecimento, incluindo a movimentação de mercadorias, materiais, pessoas e ativos corporativos, globalmente."

Outras soluções corporativas derivadas da plataforma serão apresentadas pela COSS Consulting no evento na capital gaúcha. Entre elas, o WELCOSS-iPharma, uma solução inteligente baseada em RFID/Datamatrix (2D), que permite a rastreabilidade de medicamentos desde o fabricante até os distribuidores e os comerciantes, no nível de item (IUM), de acordo com as exigências da Anvisa, por meio da Lei n° 11.903, de 14/1/2010.

A solução WELCOSS-iMeat facilita a rastreabilidade da carne na cadeia alimentar, "do pasto ao prato". Pode ser aplicada em animais vivos ou abatidos, em partes, subpartes ou peças específicas de corte, por tipo de mercado, cliente ou consumidor. Pode auxiliar ainda empresas, nacionais ou internacionais, como ferramenta de auditoria na certificação da rastreabilidade da carne.

Para a cadeia do aço será apresentada, exclusivamente no evento para o público gaúcho, a solução WELCOSS-iTracking, empregada para a rastreabilidade de produtos e materiais dessa Indústria, incluindo placas ou tarugos a quente (800 ºC a 1.000 ºC). Ela proporciona a identificação e a gravação individualizada de cada peça nos processos de fabricação, independentemente do ambiente industrial, escarfagem, temperatura ou movimentação, tanto interna, quanto externa.

Revolução - A utilização das tecnologias RFID, EPC, Datamatrix (2D), código móvel, biometria, smart cards e outras vão proporcionar nos próximos anos uma verdadeira revolução nos processos comerciais, operacionais e da cadeia de abastecimento, globalmente. Elas vão tornar mais ágeis e qualificar substancialmente a captação e a distribuição de informações relevantes para a acurácia do planejamento, execução e controle dos processos empresariais, movimentação de produtos, estoques e comercialização de mercadorias. Também vão beneficiar os serviços de atendimento ao cliente, entregas, fis calização, integridade de origem, recall dirigido, planejamento baseado em demanda real, redução de rupturas de abastecimento, maior disponibilidade no ponto de venda, redução de capital de giro, visibilidade de estoques e segurança. Além do que clientes ou parceiros de negócios que, por meio da obtenção de informações com coletores RFID e integração com vários meios de contato como e-mail, telefone, celular, centrais de controle e monitoramento inteligente, vão poder tomar decisões, aprovar, receber, despachar e pagar dívidas individualmente, quando combinadas e integradas às soluções de Nota Fiscal Eletrônica, Certificação Eletrônica e Recibo Eletrônico de Entrega, a próxima onda do comércio digital.

Serviço
Ciclo de palestras "Rastreabilidade e visibilidade empresarial"
Discussão sobre as tendências do mercado, soluções, tecnologias, custos e esclarecimento de dúvidas e orientação de iniciativas na área de RFID.
Realização: COSS Consulting - www.cossconsulting.com
Data: 25/3/2010
Local: Hotel Sheraton - Porto Alegre/RS
Rua Olavo Barreto Viana, 18, Moinhos de Vento
Informações: (51) 3206-1174 ou (11) 5102-4866
Programação
8h - 8h15: Recepção e cadastramento
8h15 - 8h45: "A gestão da cadeia de abastecimento inteligente"
Luis C. Colella Ferro, CEO da COSS Consulting
8h45 - 9h15: "Rastreabilidade e visibilidade na cadeia de abastecimento, com RFID/EPC"
Fredy J. Valente, Ph.D., CTO da COSS Consulting
9h15 - 9h45: WELCOSS - Plataforma RFID, EPC, Datamatrix (2D) e códigos móveis
Rodrigo Bianchi, gerente de Desenvolvimento da ID Smart Center (CoE)
9h45 - 10h15: Trabalhos e experiências com a plataforma WELCOSS RFID/EPC na indústria
Alfredo Neto, gerente de Consultoria & Projetos da ID Smart Center (CoE)
10h15 - 11h: Round-table: COSS e ITS Group com os participantes do evento
BNDES - Soluções para rastreabilidade e visibilidade empresarial com RFID


Fonte: VERSÁTIL COMUNICAÇÃO





Compartilhe:




Comente