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Motivação 3.0: gestão de pessoas - o que está por trás da motivação nas empresas

Lançado no Brasil pela editora Campus-Elsevier, o livro Motivação 3.0 aborda as falhas do sistema de "recompensa e punição" e propõe uma nova forma de pensar sobre motivação. A obra mostra, ainda, como indivíduos e organizações podem melhorar o desempenho e aprofundar a satisfação.

O autor Daniel Pink pretende mostrar que boa parte do que sabemos sobre o assunto não se comprova. O problema é que a maioria das pessoas não se deu conta desse novo entendimento do que as motiva e ficam presas às convenções do passado. Muitas empresas continuam usando recursos como aumento, promoção ou punição para motivarem seus funcionários, modelo usado e frequentemente bem-sucedido no século passado.

A boa nova é que a solução está bem à nossa frente - no trabalho de um conjunto de cientistas comportamentais que levam adiante o desejo de estudar e saber mais sobre o assunto. Por muito tempo, houve um descompasso entre o que a ciência sabe e o que acontece nos negócios. A meta deste livro é reparar o tamanho hiato. Para Daniel Pink, os fatores motivacionais vêm de dentro de cada um de nós. É o legado que deixaremos no mundo e o nosso nível de satisfação pessoal e profissional, aquilo que nos incentiva a buscar o melhor desempenho e resultado em tudo o que nos propomos a fazer.

"Quando se trata de motivação, há uma defasagem entre aquilo que a ciência sabe e aquilo que as empresas praticam. Nosso atual sistema operacional - construído em torno de motivadores externos, tipo cenoura-e-chicote - não funciona e, em geral, prejudica. Precisamos de um upgrade. E a ciência nos aponta o caminho. Essa nova abordagem possui três elementos essenciais: autonomia - o desejo de dirigir nossa própria vida; excelência - a premência de se tornar cada vez melhor em algo relevante e Propósito - o anseio de fazer o que fazemos em nome de algo superior a nós", afirma o autor.

Inúmeras organizações - não apenas empresas, mas também governos e entidades sem fins lucrativos - ainda funcionam a partir de premissas sobre o potencial humano, obsoletas, não verificadas e enraizadas muito mais em folclore do que em ciência. Continuam a adotar práticas como planos de incentivos de curto prazo e esquemas de desempenho bonificado, mesmo diante de evidências de que medidas desse tipo em geral não funcionam. Este livro ensina aos gestores como usar de forma eficaz esses novos princípios que configuram o avanço e o passo à frente no que se refere à motivação do século XXI. E, embora a obra seja de negócios, o autor inclui algumas reflexões sobre como aplicar os conceitos à educação e à nossa vida fora do trabalho.

Motivação 3.0
Editora Campus-Elsevier
Categoria: Educação/Referência - Sociedade e Política
Formato: 16x23 cm
Páginas: 240

Daniel Pink profere palestras a corporações, associações e universidades ao redor de um mundo em constante transformação econômica e frequente mudança e quebra de paradigmas profissionais. Em 2007, ganhou um dos prêmios profissionais mais importantes do Japão, o que o inspirou a estudar profundamente o Mangá japonês, resultando no livro "As intrépidas aventuras de um jovem executivo", publicado pela Campus-Elsevier.

Fonte: ACTIVA COMUNICAÇÃO



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