Mais de 58,0 milhões de páginas visitadas - O primeiro e mais completo portal do segmento
Quarta Feira, 08 de Fevereiro
newsletter Sobre o Guia Mapa do Site Cadastro Gratuito Atualizar Cadastro Contato Submarino

 



celular




guias_web
Guia da Culinária
Guia Construir e Reformar
Guia Pet & Cia
Guia do Turismo e Lazer

anuncie

busca_google
botao_google
voltar

botao  twitterFacebookfeed-rssi








Escolha o tamanho da fonte - A - A
Retweet Distribua

7 dicas para o TI ajudar no reaquecimento da economia



* Ronei Silva.

Sócio Diretor da TGT Consult , afirma que a TI terá que ser ainda mais ágil para acompanhar o ritmo de recuperação dos negócios.

A crise que tem afetado a economia mundial vem exigindo das empresas a redução de gastos e em muitos casos o corte nos investimentos. Mesmo sendo um dos países menos afetados pela instabilidade, o Brasil não passou imune, mas o mercado já começa a dar sinais de reaquecimento. Segundo a Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) o país é visto mundialmente como o 4º destino preferido para o investimento estrangeiro direto de grandes companhias até 2011. Neste cenário, surgem novos desafios para a área de TI. É o que prevê o sócio diretor da TGT Consult, Ronei Silva.

Segundo o executivo o orçamento que a área de tecnologia tem hoje não corresponde ao que projetava quando preparou seu plano para 2009, mas ao invés de dizer ''não tenho recursos'', seus clientes internos ou externos esperam que TI diga ''estou pronta e posso te ajudar na recuperação dos negócios''. Ronei comenta que a área não terá tempo para realizar planos estratégicos e sofisticados, mas deverá trabalhar de maneira ágil para sustentar o reaquecimento econômico: ''O desafio agora é que a TI acompanhe o ritmo dos negócios que estará mais acelerado para recuperar os danos dos últimos 12 meses''.

Diante deste novo cenário, a TGT Consult elaborou 7 dicas para auxiliar a TI no atendimento a demanda que acompanha o reaquecimento financeiro . Confira:

1. Preparação da TI - O ''auto-conhecimento'' é fundamental
2. Tática: Foco em Projetos de Oportunidade
3. Forme já o seu WAR ROOM para recuperação
4. Pense a infraestrutura estrategicamente e use ''Cloud'' taticamente
5. Faça um Plano Estratégico de TI, mas não inclua 2009
6. Prepare a Arquitetura e Segurança para ser ágil e flexível
7. Consolide seu modelo de Sourcing vinculado aos KPIs do Negócio

Sobre a TGT
Com mais de dez anos de mercado, a TGT Consult é composta por ex-diretores do Gartner, e faz consultoria em Estratégia, Arquitetura, Processos e Governança, além dos tradicionais Diagnósticos de Outsourcing e de TI customizados para o mercado brasileiro. Com atuação nacional e internacional, a empresa conta com clientes como Nestlé, Vale, Sul América, Globo, TAM, Vivo, Petrobras, Souza Cruz, Sadia, Grupo Fiat, BASF, Dupont, Eletropaulo, Cosan, Rodobens, ONS entre outros.

* Ronei Silva é diretor da TGT Consult. Atuou no Gartner como diretor de consultoria desenvolvendo as práticas IT Strategy, It Governance, IT Sourcing e Business Cases Development. Foi CIO da Pepsi e Unilever. É pós-graduado em economia e possui experiência de pesquisas de Estratégia de Tecnologia da Informação e de IT Sourcing pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology).




Fonte: FUNDAMENTO


Ver mais artigos  
COMPARTILHE ESTE ARTIGO
  • Digg
  • del.icio.us
  • DZone
  • blogmarks
  • StumbleUpon
  • Facebook
  • Tumblr
  • TwitThis
  • Print
  • email
  • Live
  • Yahoo! Bookmarks


voltar ao topo